História da Fundação do STIMMMET

De acordo com relatos históricos, no início do mês de Junho de 1966 alguns trabalhadores foram convocados para uma reunião por Aldo Pereira de Andrade (in momeriam) que naquela época era o Presidente do Sindicato de Fiação e Tecelagem de Blumenau, considerado um dos mais fortes e influentes do Brasil. Na oportunidade foi feito o desafio para que fosse fundado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Timbó e Região. Na época, vivia-se o clima da ditadura militar, onde todos os movimentos e manifestações sindicais eram proibidos, havia perseguição com prisões dos dirigentes e o fechamento dos sindicatos. Pediu-se então uma semana de prazo para refletir, pois todos os integrantes do grupo eram jovens com idade entre 18 e 23 anos e dependiam do emprego.

Na semana seguinte foi decidido por unanimidade que assumiriam o desafio, arcando com as consequências. Como não se tinha os meios de comunicação que possuímos hoje, o grupo teve que se programar e fazer todo o trabalho de convocação e conscientização dos empregados no horário de café e almoço. Como havia empresas que trabalhavam em três turnos, o grupo se dividiu em equipes e todo o trabalho foi feito na base do “pé do ouvido”, porque haviam empresas que não aceitavam falar de sindicato, quanto mais convocar funcionários para fundar um sindicato na região. Muitos trabalhadores sindicalizados sofriam ameaças de dispensa e outras represálias permitidas na época.

Para a alegria da organização, conseguiram marcar a assembleia de fundação e legalização da respectiva associação profissional no dia 07 de Agosto de 1966, no salão Teske. Na ocasião, foram aprovados os estatutos sociais e a escolha de uma diretoria provisória para reger a entidade até a obtenção de sua investidura sindical.

No dia 26 de Setembro de 1966, reuniam-se em assembleia geral os associados da associação para requerer às autoridades competentes a transformação da associação profissional em sindicato, sendo o reconhecimento feito em 10 de Maio de 1968.

À partir de então, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico só continuou avançando e cada vez mais forte. Teve ao longo de sua caminhada vários Presidentes sendo eles: Alfredo Pieritz Filho (gestão de 1968 – 1970), Eugênio Roepcke (gestão de 1970 – 1973), Orlando Milchert (gestão de 1973 – 1976), Sido Ittner (gestão de 1976 – 1979), Walter Horstmann (gestão de 1979 – 2016) e atualmente é presidido pelo senhor Alfeu José Anastacio. Sua diretoria ao longo dos anos foi de pessoas comprometidas com a entidade, e engajadas a lutar pelos direitos dos trabalhadores dentro das empresas onde trabalhavam. Foram muitos companheiros sindicalistas que passaram por esta entidade e temos que agradecer à todos por sua dedicação e trabalho. Também ao longo destes mais de 50 anos de história, tivemos funcionários dedicados a esta entidade, no qual também deixamos nosso imenso agradecimento, por toda a sua lealdade, dedicação e trabalho oferecidos.

Nossos associados são peças fundamentais para o sucesso desta entidade sindical, pois caminharam junto com o Sindicato prevalecendo à força da união e assim conseguindo conquistar cada vez mais direitos e benefícios para os trabalhadores da categoria. Há oferta de benefícios aos associados se dá nas mais diversas áreas que vão desde a saúde, qualificação profissional, lazer, entre outras que cuidam do associado e de toda a sua família. Seja associado e faça parte desta história.